Mapeando perfis comportamentais e talentos de cada indivíduo

CURSO 5 S

5S A Base para a Qualidade Total – Disponível pela Internet

As dicas para o sucesso do 5 S em sua empresa.

Muitas pessoas não se conhecem bem. Apesar dessa frase soar estranha, isso é mais comum do que se pensa, pois esses indivíduos não conseguem identificar com facilidade suas qualidades, defeitos e, até mesmo, quais são seus sonhos e aspirações, o que impede que eles se tornem líderes.

Se autoconhecer, e saber qual é o seu tipo de liderança é fundamental.  Segundo Andreia Rego, que trabalha com coaching e psicanálise, saber detalhadamente o perfil do líder é primordial para uma vida harmônica, direcionando cada vez mais o pessoal e o profissional para o equilíbrio e satisfação. “O estilo da liderança é muito importante, pois indica quais são as atitudes e maneira de ser de cada pessoa. Basicamente, não podemos deixar de ressaltar que o estilo de liderança está muito ligado ao modo de vida do profissional”, explica ela, que é master business em administração com ênfase em humanas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Andreia ainda fala que a estrutura pessoal envolve-se com a esfera de trabalho, onde seu empenho será desenvolvido de acordo com o ambiente, cargo, cobranças, agilidade nas entregas, qualidade de serviço, etc. “Na linguagem da metodologia DISC, a qual aplico por meio do processo de coaching, a palavra estilo equivale a ser flexível, ou seja, o estilo de liderança depende da situação. Um líder de sucesso, de modo geral, é aquele que flexibiliza pessoas e processo, põe em foco seus colaboradores, aprende com rapidez, gerencia o ambiente de mudança, tem iniciativa própria e tem alto desempenho”, afirma.

De acordo com ela, que realiza consultoria DISC, dentro dos processos de coaching executivo/liderança, para mapear perfis comportamentais e talentos de cada indivíduo, esses ingredientes são encontrados nos comportamentos e tipos de personalidades, sendo mais destacados em uns e menos em outros.

A coach exemplificou os quatros perfis de liderança DISC (D = Dominância I = Influência S = Estabilidade C = Conformidade ) da maneira que ela relaciona. Confira:

  1. O Dirigente: é um estilo de liderança do líder que tem um comportamento ‘altamente Dominante’. Geralmente, é um líder exigente. Muito presente, é demarcador à sua posição e leva a equipe à ação. O D = Dominância alto tem um estilo direto de gerenciamento, lida facilmente com situações estressantes, toma decisões rápidas, não tem medo de errar. Contudo, com o foco em resultados, tem dificuldades para ouvir sua equipe e respeitar regras. Estes são alguns dos alertas a serem observados e cuidados.
  2. O Persuasivo: é um estilo de liderança do líder que demonstra ‘alta Influência’. Este prefere criar uma atmosfera amigável e aberta com seus parceiros. O I = Influência alto gosta de desenvolver relacionamentos interpessoais fortes. Este líder confia na sua habilidade de ‘vender’ ideias, sendo receptivo para ouvir novas sugestões. Mesmo tendo um perfil assertivo, valoriza o trabalho em equipe. Toma decisões rápidas e gosta de estar envolvido em todos os assuntos. Um dos alertas desse perfil é a impaciência para lidar com detalhes e minúcias.
  3. O Apoiador: é um estilo de liderança baseado na ‘alta Estabilidade’, onde tende a se ver prestando um serviço para os integrantes da equipe, mais que os orientando. O S = Estabilidade alto oferece apoio quando necessário e espera receber o mesmo apoio dos colaboradores. É calmo, tranqüilo, cordial com as pessoas, hábil para dar instruções, sendo seu foco mais direcionado para pessoas. Gosta de atuar em ambientes estruturados e organizados, onde se sente seguro. Suas decisões levam mais tempo, pois são ponderadas. Um dos pontos a se cuidar é o fato de não lidar muito bem com mudanças bruscas e riscos.
  4. O Criterioso: é o estilo de liderança com ‘alta conformidade’. Este líder trabalha com planejamento e estrutura. O C = Conformidade alto tenta impor autoridade por meio de normas e procedimentos. Seu estilo é baseado em bom senso e disciplina. Gosta de preparar trabalhos de alta qualidade. É detalhado e se aprofunda em análises. Um ponto a ser observado é o cuidado com rigidez em excesso, pois pode não aceitar outros tipos de argumentações.

Com o mapeamento dos perfis de liderança, a coach afirma que é possível trabalhar com o diagnóstico para integrar ações concretas ao seu desempenho. “Nesse sentido, o coaching ajuda o profissional a investir no autoconhecimento, para a construção de um PDI – Plano Individual de Desenvolvimento, através da ferramenta DISC”, finaliza.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: