Como se transformar, na prática, em uma pessoa otimista

Aterramento e a Proteção de Instalações e Equipamentos Sensíveis contra Raios: Fatos e Mitos

Dias 21/09/2015 e 22/09/2015

Apresentação dos conceitos e técnicas de projeto que resultem em maior eficiência dos sistemas de proteção contra os efeitos de surtos gerados internamente ou devidos às descargas atmosféricas. Informações: https://www.target.com.br/home.aspx?pp=1&c=680&cm=1

Para garantir o sucesso na vida profissional e pessoal é preciso ser uma pessoa otimista. O que parece ser óbvio acaba se tornando apenas uma frase de efeito e de difícil aplicação prática na rotina para muitos.

A coach Bibianna Teodori diz que uma pessoa otimista, na prática, não ignora a realidade cheia de problemas, mas tem uma perspectiva diferente, procurando recursos que permitam alcançar os resultados desejados. “É conhecer a si e as variáveis que controlam seu comportamento, suas emoções e limites. E, além disso, entender que há problemas no mundo”, afirma.

Partindo do autocontrole das emoções, fica mais fácil procurar soluções para as adversidades. “A pessoa otimista vê sempre as dificuldades pelo lado mais favorável. O otimismo é uma forma de pensamento pelo êxito e a pessoa que tem esta atitude procura sempre encontrar soluções, perspectivas, caminhos, abrir horizontes”, ressalta.

Segundo a coach, enquanto o otimista é confiante, positivo e esperançoso, o pessimista não procura caminhos diferentes, perde oportunidades, negligencia problemas que precisam ser resolvidos, não toma medidas para melhorar seus relacionamentos e qualidade de vida. Há também estudos que afirmam que os pessimistas estão mais propensos a desenvolver doenças crônicas. “Os pessimistas reclamam e são contagiosos. Já os otimistas são aqueles que parecem sempre felizes, não importa o que aconteça, e transmitem leveza em sua personalidade”.

As dicas de Bibianna Teodori para desenvolver o otimismo na prática:

1) Decida ser mais otimista: este é primeiro passo. Querer, assumir o compromisso.

2) Ressignifique: analise suas crenças para entender como você interpreta a realidade. Esqueça frases do tipo “não vou conseguir!” e troque por “vai correr tudo bem” ou “vou conseguir”.

3) Identifique as adversidades: muitas pessoas consideram os problemas como um ponto final, mas pode ser a chance de um novo desafio. Assim, foque nas soluções e não no problema em si.

4) Não seja a vítima: você não precisa ser um produto ou uma vítima das suas circunstâncias. Pare de pensar sobre o que está acontecendo com você e comece e pensar sobre o que pode fazer. Estabeleça metas e vá em frente!

5) Faça afirmações positiva: sirva-se de pequenas anotações para se lembrar de que está tentando mudar a maneira de ver o mundo. Deixe-as em lugares visíveis todos os dias, como no espelho do banheiro, dentro armário ou na tela do computador.

6) Cuide do corpo: a saúde ajuda a gerar pensamentos e emoções positivas. Manter um estado de otimismo é mais fácil quando você se sente bem. Falta de sono, má alimentação e pouco exercício são fatores que interferem em seu humor e sua energia.

7) Reconheça o que foi feito: pergunte a si o que já foi feito. Isso reforça o otimismo e ajuda a desenvolver a autoconfiança.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: