Planejamento estratégico

Qual é a solução para as suas dúvidas sobre as normas técnicas?

Saiba mais…

Toda empresa nasce em razão de atender uma necessidade de um cliente ou mercado. Ela tem, ou deveria ter, esse objetivo claro. Para atingi-lo é necessário uma estratégia, ou seja, planejar como chegar até ele. Essa definição básica de planejamento estratégico é dada por Amauri Nóbrega, consultor executivo e especialista em estratégia e finanças. “80% das empresas não chegam ao terceiro ano de vida e, uma das grandes razões, é não planejar os seus passos para atingir o objetivo desejado”, justifica.

Segundo Kaplan e Norton, são cinco os princípios que norteiam uma execução estratégica de sucesso. São eles: mobilizar, traduzir, alinhar, motivar e gerenciar, ou seja, mobilizar toda a empresa para que o objetivo traçado seja o de todos, traduzir de forma clara para que todos saibam para onde vão e o que devem fazer para chegar lá, alinhar todos em um mesmo pensamento e desejo, motivá-los a buscar esse objetivo e gerenciar ao longo do caminho para verificar se estão todos no caminho certo.

A explicação é a parte teórica de um bom planejamento, mas é preciso tirá-lo do papel para se alcançar bons resultados. “Fazer um planejamento estratégico é, de certo forma, fácil, a parte difícil está em executá-lo. Já presenciei empresas que sabem fazer um planejamento estratégico, mas não sabem tirá-lo do papel”, comenta Amauri Nóbrega.

Um modo simples de verificar se uma empresa conseguiu tirar seu planejamento do papel é avaliar a sua proposta de valor. Se em uma transação com essa empresa não for possível perceber a entrega da proposta de valor é sinal de que ela não está conseguindo executar adequadamente sua proposta.

Amauri Nóbrega é cauteloso ao comentar sobre a aplicação de uma ideia em prática. “É necessário colocá-la no papel, criar alguns protótipos, testar, testar e testar, antes de ganhar escala”, explica. Para ele, esse processo economiza tempo e investimentos. “Esses passos têm que ser bem trabalhados com indicadores e metas intermediárias para avaliar o sucesso”, diz. Com essas coordenadas, a empresa consegue crescer de forma orgânica e sustentável e, junto com ela, os seus colaboradores.

O especialista em estratégia considera que, uma das maiores vantagens da execução do planejamento estratégico, é a perpetuidade conquistada pela empresa. No entanto, ele ressalta que um bom planejamento se modifica conforme o ambiente onde o negócio está inserido. “A empresa tem que olhar para o seu planejamento, para o mercado, para seus produtos ou serviços e saber a hora certa de fazer ajustes ou mudança de curso”, salienta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: