Qual a diferença entre coaching e terapia?

CURSO TÉCNICO

Curtos-Circuitos e Seletividade em Instalações Elétricas Industriais – Conheça as Técnicas e Corretas Especificações – Disponível pela Internet

Engenheiros e Projetistas têm a constante preocupação de saber especificar adequadamente os equipamentos elétricos que são submetidos à corrente de curto-circuito.

Técnica que vem sendo bastante utilizada ainda é confundida

O coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades humanas: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. É um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais, direcionado à conquista de objetivos e obtenção de alavancar resultados.

Porém, de acordo com a coach Camilly Gabry, o conceito de coaching ainda é muito confundido com a terapia. “A terapia é um trabalho que geralmente é voltado para o passado do indivíduo para resolver algum problema psicológico enquanto o coaching é baseado em ferramentas e técnicas que promovem mudanças comportamentais, visando principalmente o desenvolvimento de potenciais e a melhoria do desempenho, tanto na área pessoal como dentro de meio corporativo. ”, revela.

Assim, é possível também diferenciar o papel do terapeuta com o do coach. “O coach é o profissional que direciona a pessoa para alcançar os objetivos traçados. Para isso, ele utiliza ferramentas que o ajudam a elaborar planejamentos, superar desafios e motivar as pessoas. Já o profissional da terapia geralmente é um psicólogo que tem um conhecimento baseado no estudo da mente para solucionar compulsões, vícios, medos e doenças psicológicas”, diz a especialista em coaching de carreira e de desenvolvimento de competências.

Por isso, segundo Camilly, o coaching vem sendo muito utilizado por empresas e para quem deseja gerir sua carreira de uma outra forma. “Por ser um treinamento que tira o máximo do potencial da pessoa, é um trabalho que vem se acentuando no mercado para as empresas aumentarem suas produtividades e para as pessoas que procuram ter um maior autoconhecimento para alcançar as realizações que desejam conquistar no futuro”.

Assim, é preciso refletir para saber qual necessidade e qual acompanhamento é realmente necessário. “Os dois processos podem até se complementar em alguns casos, mas é preciso saber se você quer atingir uma meta específica ou se procura alguma solução psicológica”, conclui.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: