Plano de carreira atrai colaboradores

NORMAS COMENTADAS

NBR 14039 – COMENTADA – de 05/2005Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV. Versão comentada.

Nr. de Páginas: 87

NBR 5410 – COMENTADA – de 09/2004Instalações elétricas de baixa tensão – Versão comentada.

Nr. de Páginas: 209

NBR ISO 9001 – COMENTADA – de 09/2015Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. Versão comentada.

Nr. de Páginas: 32

As mudanças no mercado de trabalho nas últimas décadas alteraram os interesses e as ambições dos colaboradores dentro de uma organização. Se antes as pessoas trabalhavam a vida inteira em um mesmo emprego, agora os novos profissionais desejam atuar em empresas que permitam chances de crescimento e aprendizado contínuo.

Muitas vezes, apenas ter um salário bom não é atrativo para o funcionário”, explica Maurício Sampaio, presidente do Instituto MS de coaching de carreira. Por isso, além de buscar oportunidade em companhias que ofereçam um bom salário e a chance de exercitar suas competências, os profissionais também priorizam quem oferece perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional, pessoal e financeiro. “Para alinhar os interesses de um colaborador com as competências que a empresa espera dele, uma estratégia adotada por ambas as partes é fazer um plano de carreira”, afirma o especialista.

De acordo com Sampaio, o plano é definido como um conjunto de ações que um profissional deve tomar com a empresa para estabelecer formas sistemáticas para alcançar os objetivos. “As duas partes terão vantagens, benefícios e trabalharão juntos para um crescimento mútuo.”

Ainda, segundo o especialista, para identificar essas ações é preciso fazer algumas indagações. Perguntas como “em qual momento da sua carreira você se encontra?”, “quais são os passos necessários para você alcançar seus sonhos ou um cargo que você almeja?”, “quais são as habilidades e competências exigidas para seu crescimento?” e “quais são as possíveis barreiras que você deve encontrar?” podem ajudar a definir o plano de carreira.

Outra ferramenta necessária para o desenvolvimento profissional é o planejamento. “Tendo metas definidas e levando em consideração os planejamentos em curto, médio e longo prazo, o colaborador saberá exatamente o que deverá fazer para alcançar seus objetivos. E, além disso, se manterá motivado por saber quais posições ele pode conseguir dentro da empresa em que trabalha”, finaliza o coach.

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