Como efetuar a limpeza e desinfecção adequada da caixa d’água

Bem vindo ao sistema Target GEDWeb. Se você já é usuário do sistema Target GEDWeb, basta preencher seu e-mail no campo a seguir e clicar em “Enviar”. Caso você ainda não seja usuário e queira conhecer a ferramenta definitiva para gerenciar e acessar grandes acervos de Normas Técnicas e Documentos Técnicos, clique no botão “Folder do Target GEDWeb”. Agora, se já conhece a ferramenta e deseja montar sua biblioteca digital a partir de R$ 47,60, clique no botão “Monte seu GEDWeb”. Clique no link www.gedweb.com.br

Caixa d'água

Com tubulações vazias, devido ao desabastecimento nas regiões atingidas pela lama de Mariana e por falta de água em alguns locais, são necessários cuidados especiais para a limpeza das caixas d’água. Com a normalização do abastecimento, a primeira leva de água que chega às casas geralmente apresenta um pouco de sujeira dos canos que ficaram parados por algum período.“O ideal é aproveitar essa água para fazer a limpeza da caixa d’água, que também deve ter acumulado resíduos durante a interrupção do abastecimento, e deixá-la pronta para o uso”, recomenda o especialista em hidráulica, Paulo Censi.

Ele indica os passos de como fazer a limpeza e desinfecção adequada da caixa d’água: feche o registro e esvazie a caixa d’água abrindo torneiras e dando descargas; feche a saída quando a caixa estiver quase vazia e aproveite essa água para fazer a limpeza do reservatório, evitando que a sujeira não desça pelo cano; utilize panos, escova macia ou esponja para esfregar as paredes e o fundo da caixa e nunca use sabão, detergente ou outros produtos; use balde e panos para retirar a água suja que restou da limpeza; com a caixa limpa, deixe entrar água até encher e adicione um litro de água sanitária para cada mil litros de água; aguarde por duas horas para efetuar a desinfecção do reservatório; esvazie a caixa e esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e da residência; para finalizar, tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos; não se esqueça de anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa para lembrar quando será necessária a próxima; e finalmente abra a entrada de água.

Paulo Censi lembra ainda que é importante deixar correr a água depois da caixa limpa até que a água apresente um aspecto límpido. Em tempos de economia de água, uma dica é instalar produtos que ajudem neste quesito em torneiras, chuveiros e descargas, que chegam a diminuir o desperdício em até 50%. “Para torneiras e chuveiros a dica é fazer a instalação de redutores de vazão e para as descargas, a alternativa é utilizar mecanismos com duplo acionamento, que podem substituir sistemas antigos de maneira fácil e rápida”, recomenda o especialista.

Siga o blog no TWITTER

Mais notícias, artigos e informações sobre qualidade, meio ambiente, normalização e metrologia.

Linkedin: http://br.linkedin.com/pub/hayrton-prado/2/740/27a

Facebook: http://www.facebook.com/#!/hayrton.prado

Skype: hayrton.prado1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: