Como escolher o vaso adequado para cada espécie

Redes de proteção em janelas são obrigadas a cumprir as normas técnicas Publicada em 02/03/2016

Uma imagem deixou o Brasil todo com o coração na mão: uma menininha de um ano e meio brincando no…

Leia mais…

Na hora da compra algumas características do recipiente devem ser observadas

Escolher o vaso correto é um fator crucial para determinar a vitalidade da planta. Por isso, na hora da compra o mais importante a se levar em conta é o tamanho. Deve-se escolher um que tenha a dimensão adequada para o desenvolvimento de cada planta. Conforme Daniela Sedo, arquiteta e paisagista, sendo assim, escolha primeiro a planta que você quer. Tendo ela em mãos, o vaso precisa ter espaço para que o torrão (a raiz) seja envolvido por terra em todos os lados, e não apenas na parte baixa do vaso.

Segundo ela, outras características indispensáveis de um vaso são ter furo para a saída da água excedente da rega, ter prato um pouco maior do que a base do vaso (o prato deve ter pelo menos 5 cm a mais do que a base do vaso) e colocar rodízio caso o local precise ser limpo com frequência, já que o rodízio facilita a movimentação do vaso e a manutenção também, sem riscar o piso do local. Além disso, permite que a planta seja virada para que ela receba Sol por igual.

“O material do vaso não influencia no desenvolvimento da planta, porém plantas com raízes fortes podem quebrar vasos, como vasos de terracota com uma primavera. Mais cedo ou mais tarde a raiz da primavera vai quebrar o vaso. A planta ter flores não é uma condicional para retirá-la de um vaso. Por exemplo, o antúrio, o agapanto e outras espécies de pequeno porte podem viver em vaso durante muitos anos”, diz.

Por fim, ela acrescenta que há também sempre a dúvida de qual é o momento ideal para trocar uma planta para um vaso maior, para isso é necessário conhecer o desenvolvimento de cada espécie para saber o momento certo. Uma planta que está há três anos ou mais no mesmo vaso, provavelmente precisará de um novo, devido ao crescimento de suas raízes e a necessidade de mais terra e nutrientes. É necessário esquecer a ideia de vaso ideal para colocar dentro de casa, não existe vaso ideal. A escolha do vaso dependerá de quanto a pessoa quer gastar e o que mais combina com o estilo de decoração da casa, e principalmente, do tamanho da planta.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: