As novas regras da licença paternidade

Bem vindo ao sistema Target GEDWeb
ged_web

Acesse o link https://www.gedweb.com.br/

Se você já é usuário do sistema Target GEDWeb, basta informar seu e-mail no campo a seguir e clicar em “Entrar”.Caso você ainda não seja usuário e queira conhecer a ferramenta definitiva para gerenciar e acessar grandes acervos de Normas Técnicas e Documentos Técnicos e, com isso, evitar riscos de conformidades regulatórias, clique no botão “Folder do Target GEDWeb” e ligue para a Target no telefone 11 5641-4655 Ramal 883 ou preencha o formulário abaixo que retornaremos seu contato. A partir de R$ 4,76 mensais você poderá montar a sua biblioteca digital corporativa e acessar o mais completo e confiável sistema de gestão de riscos.

A nova lei permite que o prazo de licença paternidade se estenda de cinco para 20 dias, porém, para fazer ter este benefício as empresas devem fazer parte do Programa Empresa Cidadã. Nele, a instituição poderá deduzir do Imposto de Renda o salário pago pelo período de 15 dias em que o funcionário estiver usufruindo com o bebê, mas essa dedução só é possível para empresas cujo regime de tributação seja do lucro real.

Isso significa que o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal. Para poder usufruir dessa nova licença, o funcionário, que exerce suas atividades em empresa que faça parte do Programa Empresa Cidadã, deverá solicitar o benefício até dois dias úteis após o parto e ainda deverá comprovar sua participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.

O grande problema é que até o presente momento o texto ainda não esclareceu quais são estes programas. Jaqueline Fortuna Arias Rolim, advogada trabalhista do escritório Lopes & Castelo, alerta para algumas condições “No período de 20 dias de afastamento o funcionário receberá seu salário integral tal qual a mãe recebe no período de licença maternidade, porém ele não poderá exercer qualquer atividade remunerada durante a prorrogação e a criança não poderá ser mantida em creche”.

Outro benefício à empresa que faz parte do programa é a abertura para participar de licitações. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 201/2012 altera os artigos 27 e 116 da Lei nº 8.666, que trata das Licitações. Uma vez aprovado, para participar de qualquer processo, em qualquer esfera do poder público no Brasil, as empresas terão que comprovar que concedem licença maternidade de seis meses às suas funcionárias, participando ou não do Programa Empresa Cidadã, criado pela Lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008, porém a regra ainda não foi modificada para atender também ao benefício paterno.

Para quem não aferir a PLS também  será vedada a celebração de contratos de gestão, convênios, termos de parcerias, contratos de repasse, acordos, ajustes e outros instrumentos com empresas que não atendam ao que determina a Lei, salvo em situações de posterior renovação ou prorrogação de contratos já firmados quando da data de sua publicação. O Programa Empresa Cidadã foi estabelecido através da Lei 11.770, aprovada em setembro de 2008, nela é estabelecida a extensão voluntária do salário-maternidade com os valores pagos pela empresa – e não pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) como acontece nos quatro meses da licença-maternidade. Para a empresa que tem o interesse em aderir ao Programa, basta fazer seu de adesão disponível no site da Secretaria da Receita Federal. (www.receita.fazenda.gov.br)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: