Reflorestamento e reabilitação de aves são foco de projeto em Minas Gerais

Cursos técnicos

5S A Base para a Qualidade Total – Disponível pela Internet
As dicas para o sucesso do 5S em sua Empresa

A Manutenção Autônoma – Disponível pela Internet
Como conscientizar e habilitar o operador a cuidar adequadamente do equipamento.

reflorestamentoPor meio de uma iniciativa sustentável na cidade de Aiuruoca, mais de 3 mil pássaros já foram liberados na natureza, inclusive alguns à beira da extinção, e árvores nativas tomam conta de 18 hectares da região antes semi desértica

Localizada em Aiuruoca, município mineiro cortado por rios que correm a Serra do Papagaio entre vales e cânions, a Fazenda Caminho do Meio sedia, desde 1999, um importante projeto de sustentabilidade ambiental, que integra agricultura, reflorestamento de árvores nativas da Mata Atlântica e soltura de aves recuperadas por maus tratos ou apreendidas pelo Ibama.

Segundo o idealizador do projeto e dono da Fazenda, Nélio Weiss, no início o local exibia uma paisagem árida e quase desértica, resultado de queimadas e devastações do passado. “Em 1999, começamos a jornada de reflorestamento da terra, que é vizinha do Parque Estadual Pico do Papagaio, Área de Proteção Ambiental (APA), plantando as primeiras mudas de pau-brasil, carvalho e jacarandá próximas às minas de água e, aos poucos, espalhamos o verde ao longo de 18 hectares”, conta.

Devido ao antigo cenário seco e sem verde, os pássaros da região praticamente desapareceram, inclusive o papagaio-de-peito-roxo, símbolo da cidade de Aiuruoca (em tupi guarani, ‘casa dos papagaios’), que está ameaçado de extinção. Diante disso, o primeiro passo deste grande projeto de sustentabilidade foi plantar árvores frutíferas para atrair as aves, iniciativa que foi tocada juntamente com o reflorestamento até a aprovação de um projeto de soltura de pássaros em parceria com o Ibama, que é acompanhado de perto pelas autoridades ambientais, garantindo que eles voltem ao seu ecossistema de origem.

“Desde 2007, nosso viveiro recebe inúmeras espécies de pássaros silvestres recuperados por mau tratos ou apreendidos pelo Ibama e pela polícia florestal devido ao comércio ilegal. Até hoje já libertamos mais de três mil aves, entre papagaio do peito roxo, tucano, azulão, pássaro preto, maritaca, trinca ferro, sabiá, sanhaço, saíra, pintassilgo, tiziu e canário da terra, além de saguis e macacos prego”, comenta Weiss. A Fazenda também possui um mantenedouro conservacionista, que pode ser visitado, e conta com araras Canindé, araras tricolores, araras vermelhas, ararajubas, papagaios verdadeiros, papagaios galegos, papagaios do mangue, papagaios do peito roxo, jandaias verdadeiras, tuim, ararinhas nobre, periquitos rei, periquitões maracanã e tucanos.

A iniciativa que surgiu da crença de seu idealizador de que “se não podemos transformar o mundo todo, começamos com as próprias mãos ao nosso redor”, hoje transformou o antigo cenário semi desértico da região em uma densa floresta a perder de vista, com mais de 15 mil novas árvores recompondo a biodiversidade desse pedaço da Serra da Mantiqueira, entre as espécies Ingá, Tamboril, Jambolão, Óleo bálsamo, Ipês (rosa, branco, amarelo e roxo), Peroba, Mogno, Jatobá, Jacarandá, Jequitibá, Angico, Maçaranduba e Carvalho.

E até mesmo o papagaio-do-peito-roxo, ameaçado de extinção, voltou a colorir o céu da região. O viés econômico faz parte do projeto ‘Adote uma Oliveira’, que envolve o cultivo de oliveiras para a produção de um azeite de qualidade premium, que será comercializado a partir de 2017. Toda a mão de obra do projeto é local e segue a filosofia da ‘fazenda à mesa’, destinando toda a produção para o consumidor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: