A instalação das telhas de policloreto de vinila (PVC)

A instalação das telhas deve ser executada conforme recomendação do fabricante para que atenda aos requisitos desta norma, de modo a se obter segurança, estanqueidade e durabilidade.

A NBR 16737-5 de 08/2019 – Telhas de policloreto de vinila (PVC) para telhado – Parte 5: Telha de perfil trapezoidal – Padronização e requisitos específicos estabelece os requisitos específicos e padroniza as telhas de PVC de perfil trapezoidal. A NBR 16737-6 de 08/2019 – Telhas de policloreto de vinila (PVC) para telhado – Parte 6: Instalação e manutenção de telhas estabelece os requisitos para instalação e manutenção de telhas de PVC para uso em telhados.

Acesse algumas perguntas relacionadas a essas normas GRATUITAMENTE no Target Genius Respostas Diretas:

Qual deve ser o perfil transversal da telha de PVC de perfil trapezoidal?

Quais devem ser as peças de fixação e vedação desse tipo de telha?

Como executar a instalação de telhas em telhados de três ou mais águas?

Quais são as peças de arremate para telha tipo plan?

A telha de PVC de perfil trapezoidal deve ter bordas uniformes, permitindo um encaixe com sobreposição exata, devendo os canais serem retilíneos e paralelos às bordas longitudinais. A telha de PVC de perfil trapezoidal deve ter perfil de telha com as dimensões nominais indicadas nas Figuras 2 e 3 (conferir na norma) e deve ser colorida. A telha de PVC de perfil trapezoidal deve possuir marcação indelével, contendo no mínimo o nome do fabricante e a identificação do lote.

Esta identificação deve estar na face externa da telha. O aspecto da telha de PVC de perfil trapezoidal está apresentado na figura abaixo e as características

dimensionais estão na tabela abaixo. As dimensões são determinadas conforme os métodos de ensaio descritos na NBR 16737-1:2019, Anexo A.

A calha e o rufo podem ser constituídos por chapa de aço galvanizado ou de PVC, sendo que os detalhes dimensionais destas peças e os procedimentos de instalação devem estar estabelecidos no manual técnico de instrução de instalação do fabricante. Para a realização dos ensaios relacionados abaixo, seguir a preparação das amostras conforme o Anexo A e as metodologias dos ensaios descritas na NBR 16737-1: determinação da cor e espessura do capstock (camada protetiva) da face externa da telha; estabilidade dimensional da telha; resistência ao impacto da telha; transmitância luminosa (opacidade) da telha; e resistência ao rasgamento da telha.

A instalação das telhas deve ser executada conforme recomendação do fabricante para que atenda aos requisitos desta norma, de modo a se obter segurança, estanqueidade e durabilidade. As seguintes informações devem ser fornecidas para a instalação das telhas de PVC em telhado: referência, quantidade e posição das telhas, peças complementares, vedação e elementos de fixação; posição dos apoios das telhas, sentido das telhas e face externa das telhas; inclinação da (s) cobertura (s) e fechamento (s) lateral (is); recobrimentos transversais e longitudinais; detalhes, como arremates, cortes, furações, montagem e pontos de fixação para linha de vida, conforme as NBR 16325-1 e NBR 16325-2; instalação de dispositivos como chaminé, claraboias e outros.

As telhas devem resistir às solicitações de flexão devidas somente aos esforços provenientes do peso próprio, ação do vento e chuva. As telhas não podem ficar sujeitas às solicitações secundárias provenientes de deformações ou movimentações da estrutura, trepidações, impactos, cargas permanentes e desastres naturais. O fabricante de telhas de PVC deve disponibilizar o manual de instalação e manutenção (de acordo com esta Norma), impresso ou eletrônico, conforme a Seção 9.

As telhas de PVC devem ser recebidas com a identificação do fabricante e lote, íntegras e sem avarias. O armazenamento na obra deve ser em local seguro, sobre superfície plana, em estrados fora do contato com o chão. O empilhamento deve ser realizado somente na horizontal e conforme instruções do fabricante, para cada tipologia de telha de PVC.

A instalação das telhas deve obedecer ao indicado no projeto e no manual de instalação do fabricante, respeitando os detalhes construtivos estabelecidos para cada tipologia. As telhas devem ser fixadas sobre apoios, pelos elementos de fixação e seus respectivos conjuntos de vedação. A fixação e a sequência de montagem das telhas deve seguir o manual de instalação do fabricante. Todas as telhas devem ser instaladas sobrepostas transversal e longitudinalmente, conforme a figura abaixo. Se houver a necessidade de corte de telhas, conferir antes os alinhamentos lateral e beiral.

Para a instalação das telhas em telhados de uma ou duas águas, iniciar pelas laterais, devendo sempre encaixá-las e aparafusá-las. A distância entre o eixo da cumeeira e o primeiro apoio deve ser de 100 mm para os tipos de perfil ondulado e trapezoidal e de 150 mm para os tipos colonial e plan. A água deve ser montada sempre pela primeira telha na parte inferior. Para assegurar o alinhamento das telhas, a fixação deve iniciar pela parte do beiral e em seguida nas demais partes.

O telhado deve manter a capacidade funcional, desde que submetido às manutenções periódicas especificadas no manual de instalação e manutenção do fabricante das telhas de PVC. O fabricante da telha de PVC deve apresentar o manual de instalação e manutenção do produto, que deve conter no mínimo o seguinte: instruções respectivas à instalação das telhas, com a indicação dos recobrimentos mínimos longitudinal e transversal entre as telhas, distâncias máximas entre apoios das telhas, tipo de fixadores e procedimentos de fixação da telha à estrutura, como efetuar o acoplamento com a estrutura de sustentação, detalhes do beiral e indicação das possíveis declividades do telhado; informações sobre todos os tipos de peças complementares, incluindo detalhes de sua instalação; orientações sobre as condições de caminhamento de pessoas sobre o telhado, com a indicação dos aparatos necessários para o caminhamento e condições adequadas para a manutenção do telhado; orientações sobre procedimentos de limpeza, inspeções e manutenções do telhado; recomendações sobre o armazenamento das telhas e peças complementares dentro da obra; quaisquer outras informações, orientações ou detalhes construtivos que o fabricante julgar pertinentes.

A limpeza das caixas d’agua, manutenção de antenas ou qualquer outra atividade de limpeza e manutenção deve ser executada com o telhado seco, por profissionais habilitados e devidamente protegidos com os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários. Em caso de substituição de telhas ou peças complementares, as fixações das peças a serem substituídas devem ser removidas e as fixações das peças adjacentes, afrouxadas. As novas peças devem ser posicionadas de modo a coincidir com os furos das peças adjacentes.

Recomenda-se o uso de silicone colorido para corrigir diferenças entre as furações. A instalação das telhas deve ser realizada por profissional habilitado, adotando o manual de instalação e manutenção do fabricante, sendo as principais atividades a serem controladas descritas a seguir: armazenamento adequado das telhas, peças de fixação/vedação e peças complementares para evitar possíveis danos às peças; verificação da declividade do telhado, após especificar as linhas do telhado, cumeeiras, calhas e respectivos cortes; verificação do posicionamento das terças quanto ao atendimento às distâncias máximas entre apoios da telha; verificação da colocação e alinhamento das telhas e da sua direção de aplicação; verificação dos recobrimentos mínimos longitudinal e transversal; verificação da distribuição das peças de fixação e vedação da telha; verificação da fixação dos parafusos, incluindo seu aperto e a presença do sistema de vedação e fixação; verificação do beiral quanto à distância em balanço; verificação da colocação das mantas de vedação sob as cumeeiras, quando aplicável; verificação da colocação e posicionamento das peças complementares para fechamento e proteção da última peça da estrutura do telhado, quando aplicável; verificação da vedação nos encontros das telhas com calhas e com dispositivos e equipamentos; realização de correções e reparos; limpeza do telhado após montagem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: